A Planta de Beneficiamento está cada dia mais perto de entrar em operação. Em novembro, a equipe do Laboratório Físico-Químico realizou a primeira preparação de amostras com a estrutura e equipamentos próprios da P.A GOLD. A atividade é uma verdadeira virada de chave na história da empresa, e marca o início da etapa de Comissionamento da Planta Metalúrgica, que vai testar todos os processos eletromecânicos para o início do processo de produção ouro e cobre
Durante os testes foram realizadas a preparação física de 10 amostras do Corpo Brecha e, também, a primeira flotação em bancada, que simula as condições de produção do concentrado de cobre. Essas duas ações vão fazer parte da rotina da operação da Mina Paraíba. “Agora podemos dizer que vamos iniciar as nossas entregas”, comemora Ticiana Silva, Supervisora do Laboratório da P.A Gold. A comemoração não é à toa. “Tudo isso só foi possível graças ao envolvimento da equipe do Laboratório, eles vestiram mesmo a camisa até à conclusão da obra no laboratório”, disse.
Para Dimas Neto, Engenheiro de Processo, o início do Comissionamento da Planta Metalúrgica a partir do Laboratório Físico-Químico é a demonstração de que a P.A Gold está cumprindo com o bom planejamento. “Precisamos testar as condições de tudo o que a gente vai passar na Planta Metalúrgica, por isso, o Laboratório precisa estar sempre à frente. Aqui vamos simular os processos e dar as condições e informações necessárias para o começo da produção”, afirma o Engenheiro.
Enquanto as outras etapas iniciam o processo de comissionamento, a equipe do laboratório físico-químico continua a fase de testes dos equipamentos e as demais etapas para análise de qualidade e teor de minério, incluído etapas químicas e análise do teor das primeiras lavras de minério da Mina Paraíba.