- Home
- Meio Ambiente
O plano da Mina Paraíba foi elaborado no intuito de preservar o Ecossistema. Parte do material estéril retirado é depositado no interior da própria mina, diminuindo a quantidade de material residual na superfície. A localização de estruturas como o emboque da Mina Paraíba e as aberturas de ventilação na superfície foram projetadas visando o aproveitamento de áreas já degradadas anteriormente, preservando as áreas verdes do empreendimento.
Nossa planta de Beneficiamento apresenta tecnologia de controle de poeira das correias transportadoras, reduzindo o risco à saúde e ao meio ambiente a partir da redução de materiais suspensos; controla ainda as drenagens, onde todo o material drenado da planta é encaminhado ao pond para retornar ao processo.
Nosso processo foi planejado para utilizar a água em circuito fechado, com toda a água operando em recirculação, através de uma bacia com revestimento de geomembrana. As perdas ocorrerão somente por evaporação e a reposição deste pequeno percentual ocorrerá pela água proveniente da mina subterrânea, reduzindo a necessidade de captação de água nova do Rio Peixoto.
Como os rejeitos constituem a maior parte do minério extraído, é realizado o processo de filtragem de 100% do rejeito e o depósito é realizado, ainda, a seco, evitando, dessa forma, barragens úmidas e os riscos de acidentes ambientais.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas já soma, nesse período de 1 ano, mais de 3 hectares que já foram reflorestados. As mudas utilizadas para o reflorestamento são provenientes do viveiro florestal da P.A Gold, que atenderá também o público externo através da doação de mudas.
Realizamos a coleta seletiva e todo o resíduo sólido reciclável gerado é destinado para uma cooperativa de Reciclagem, que correspondeu no último ano a 54% do total. Dessa forma, contribuímos para a renda de mais de 20 famílias da região.