Mina Subterrânea

A Mina Paraíba é uma operação subterrânea de ouro e cobre, que possui um corpo mineral de média de 1Km de extensão até 730m de profundidade, com alto potencial de extensão. O depósito é formado por dois corpos principais, Brecha e Paraíba, veios de quartzo paralelos com espessura média de 0,5 metros, variando entre 0,20 e 2,0 metros de potência e alto teor global. A vida útil esperada da mina é de 14 anos de extração, com média anual de 200.000 ton/ano e produção média de 45Koz/ano.

Tendo em vista minimizar a diluição nas escavações de desenvolvimento e lavra, as galerias de minério possuem seção de 3,5 m de largura por 4 m de altura. Na etapa de desenvolvimento, é utilizado o método de “split-blast”, em que o minério é desmontado separadamente ao estéril.

O método de lavra utilizado será o  Sublevel Stoping com enchimento de rockfill”, perfuração longa mecanizada e  sequenciamento bottom-up. Os realces de lavra possuem 19m de altura, espessura mínima igual a 1,2m, e comprimentos no strike entre 60m e 90m, a depender da inclinação do corpo e do índice de qualidade geomecânica da rocha encaixante. Com o objetivo de minimizar a diluição por desvios de perfuração, são feitas perfurações ascendentes de 12 metros, e descendentes de 7 metros de comprimento.