Primeiro 1k da história
A P.A. Gold comemorou em junho a expedição de 1.066 toneladas de concentrado de ouro e cobre. O número é um verdadeiro marco para a equipe, que demonstra maior domínio sobre o procedimento de expedição após melhorias implementadas a partir de maio, como a designação de equipe própria para a atividade de rotina. Foram ao todo cinco embarques durante o mês de junho, todos com destino para a Malásia, e utilizando logística rodoviária até o Porto de Santos, e então embarque marítimo até o país no sudeste asiático.
O resultado alcançado já no dia 12 de Junho é fruto principalmente de maior organização, com a formação de uma equipe dedicada as atividades pertinentes a expedição atuando desde o envaze, controle de qualidade, lacração e embarque dos bags. Essa equipe envolve profissionais de diversos setores para atendimento a todas as demandas e ainda a sincronia entre a produção, controle de qualidade, fiscal e logística. Para julho, esse mesmo time espera expedir 700 toneladas de concentrado, seguindo estratégia negócio da empresa.
Além da quantidade, a qualidade do concentrado de ouro e cobre expedidas nos lotes desse mês apresentou outro ponto positivo do mês, especialmente sobre os teores de cobre superiores aos 4%, número até então inédito para a operação nesse período de ramp-up conquistados graças a alterações no circuito promovido pelo trabalho do consultor de beneficiamento Edgar Mulato, junto a equipe de manutenção. “Nós sempre seremos uma mina de ouro, que tem como subproduto o cobre. E esperamos manter o ouro na cada das 30 g/t e cobre em torno de 4% daqui em diante”, explicou a Engenheira Trainee, Katiane Kaori.
Para Dimas Neto, os resultados positivos são importantes, mas é preciso olhar para o processo como um todo. “A alimentação da do mês fechou aquém do planejado, mas, mesmo assim, conseguimos bater as metas de produção devido ao teor de alimentação mantido acima do plano. No que concerne à alimentação da planta, ainda temos alguns gargalos a serem sanados, principalmente na moagem, de forma a garantir estabilidade de taxa e atingirmos a capacidade full. Os planos de ações já foram definidos e traçados e já estão em curso, para tanto, contamos com o apoio engajado da equipe de manutenção elétrica e mecânica e do suporte do time de suprimentos para garantir materiais e recursos necessários à execução das ações”, explicou o Engenheiro de Processo, e Coordenador da Planta Metalúrgica.