Metalurgia

Prevista para iniciar a operação no primeiro trimestre de 2023, a Planta de Beneficiamento da P.A Gold irá processar ouro e cobre pelos métodos de gravimetria e flotação. Parte do ouro será recuperada em concentradores gravimétricos e a outra parte será recuperada no concentrado juntamente com cobre no processo de flotação. A sequência de processamento contempla britagem, moagem, concentração gravimétrica, flotação, espessamento e filtragem.

A Planta Metalúrgica da P.A Gold, em fase final de implantação, contempla tecnologia para entregar uma produção sustentável, em linha com as melhores práticas do mercado de mineração. O processo de produção e beneficiamento fará uso de 100% de energia limpa e renovável, com investimento na extensão da Linha de Transmissão e a construção de uma subestação própria para fornecimento de energia dedicada ao projeto; também fará uso do método de empilhamento de rejeito à seco, eliminando o uso de barragem e bacias, além de aderir ao sistema de recirculação de água.

Reciclagem da água do processo

A PA Gold vai utilizar a água de seu processo em circuito fechado, ou seja, toda a água estará em recirculação, através de um reservatório com revestimento de geomembrana, com perdas somente por evaporação natural do processo, e a reposição deste pequeno percentual ocorrerá pela água de rebaixamento da mina subterrânea.

Planta de Processamento Sustentável

A planta de Beneficiamento apresenta tecnologia de controle de poeira das correias transportadoras, reduzindo o risco à saúde e ao meio ambiente a partir da redução de materiais suspensos; controla ainda as drenagens, onde todo o material drenado da planta é encaminhado ao pond para retornar ao processo.

Empilhamento a seco

Para o tratamento do rejeito gerado na etapa final do processo será utilizado o método Dry Stacking ou empilhamento a seco dos rejeitos. O material será espessado e filtrado antes de ser depositado em área dedicada, evitando, desta forma, barragens úmidas e riscos de acidentes ambientais.